Musica: Jimmy James (homenagem a Jimi Hendrix)

O Beastie Boys – confundidos com “Beach Boys” (surf music dos anos 60) pelos vendedores de lojas de CDs comuns – é uma “salada” de estilos única e original. Hardcore, Hip hop, Musica eletronica e ‘Jam sessions’ – no bom estilo do Jazz tradicional – tudo isso junto, é dificil de se achar feito com tanta competencia. Talvez Jimi Hendrix tenha feito isso, pink floyd, e mais uma meia duzia de gênios musicais.

A história deles no começo da década de 90 se confunde com a de Eminem, que surgiu como um rapper branco no meio dos Rappers negros do Gangsta Rap/Hip-Hop e de um jeito bem “planejado” explorou o humor + clipes de sucesso na MTV para conquistar o respeito do publico e critica, com o tempo. É claro que Eminem têm mais respeito dos rappers pois veio da periferia, ao contrario dos Beastie Boys, que são de familias tradicionais de Nova York.

Os seus membros principais são Mike D (o seu nome verdadeiro é Michael Diamond), MCA (Adam Yauch) e Ad-rock (Adam Horovitz). Todos estes três membros são de ascendência judaica. Os musicos mais conhecidos que trabalharam com eles foram: Money Mark (tecladista), DJ Hurricane e Mix Master Mike, ultimo DJ da banda. Spike Jonze e Sofia Copolla (diretores de Cinema) são amigos deles e já participaram/dirigiram alguns clipes seus.

À sombra de grupos como Nirvana e toda a geração do grunge da década de 90, foi uma das bandas daquele momento que mais explorou referências da musica negra de raiz, esportes radicais, cultura, literatura, etc. na cultura Pop dos EUA. ‘Skills to Pay the Bills’ (citando o conto Rip Van Winkle) e Looking down a barrel of a gun (o Verão de Sam, Laranja Mecânica, etc.) são só 2 exemplos. A lista de citações é quilométrica.

A seguir eu editei uma Bio deles na Wikipedia, a mais completa que achei na Net. E alguns raros videos pra se comprar mesmo em VHS, postados no youtube. OBS.: Texto “Traduzido” de pt-PT para pt-BR.


Os primeiros tempos

Os Beastie Boys formaram-se em 1979, como banda punk rock, chamada The Young Aborigines. Em 1981 Adam Yauch (MCA) juntou-se ao grupo e mudou o nome para Beastie Boys. O nome “Beastie” significava, originalmente “Boys Entering Anarchistic States Towards Inner Excellence,” (em português quererá dizer algo como “Rapazes que incorporam estados de anarquia para a excelência interna”) e as iniciais B.B. tentavam mimetizar a banda punk de Washington DC, Bad Brains. A formação original da banda consistia em Adam Yauch no baixo, Kate Schellenbach na bateria, John Berry na guitarra, e Michael Diamond na voz. A sua primeira actuação foi em casa de Berry, no 17º aniversário de Yauch.

A banda ganhou fama rapidamente e foram convidados pelos Bad Brains e pelos Reagan Youth em clubes como o CBGB e o Max’s Kansas City, actuando na última noite destes. No mesmo ano, os Beastie Boys gravaram um EP Pollywog Stew nos 171A studios.

John Berry deixou o grupo (formando mais tarde os Thwig) e foi substituido por Horovitz—que tinha previamente tocado na banda punk The Young and the Useless em 1983. A banda também compôs a sua primeira faixa rap, Cooky Puss, baseada paródia do grupo aos Carvel Ice Cream. Esta canção tornou-se num hit nos clubes de dança underground nova-iorquinos após a sua edição.

Licensed to Ill: 1984–1987 – A Fase “Cômica” (lembrando eminem)
licensed-to-ill


Foi durante este período de Def Jam que o produtor de álbuns Rick Rubin entrou na jogada e os Beastie Boys mudaram de um grupo de punk rock para uma turma hip hop de três homens. A banda lançou o single de 12″ Rock Hard, em 1984— o segundo álbum lançado por Def Jam que acreditou em Rubin como produtora. Kate Schellenbach logo desenvolveu diferenças criativas relacionadas à nova direção musical da banda. Ela deixou a banda depois que Rubin comprou trajes combinados para cada um dos meninos, mas falhou em comprar um para Schellenbach. Ela então iria se juntar a Luscious Jackson em 1991.

Os “destaques” do disco foram as faixas Girls, No Sleep Till Brooklin e Fight for your Right to Party. Algo bem comercial mesmo, afinal Rappers brancos eram mal vistos na época – me lembra aquela musica “Pretty Fly”, do Offspring rss.

Paul’s Boutique 1988 – Dope Science hehe =P


O grupo amadureceu com seu segundo álbum Paul’s Boutique. Produzido principalmente por Dust Brothers e gravado em 1988, esta amostra de obra extremamente pesada é ainda considerada um dos trabalhos mais fortes do Beasties e é considerada como sendo um dos maiores álbuns de hip-hop de todos os tempos.


Beastie Boys – Looking Down The Barrel Of A Gun
Colocado por BullShit_K

O destaque do Disco (na midia) foi “Hey Ladies”, que apesar de ser a musica mais fraca do album tinha um videoclipe engraçado e remetia ao album anterior.

Check Your Head – 1992
E finalmente chegamos nas “Jam sessions” de Mark Ramos Nishita (Money Mark), onde eu conheci a banda com o CD emprestado de amigos.

O álbum que se seguiu Check Your Head foi gravado no estúdio “G-Son” da própria banda em Atwater Village, Califórnia e lançado com o selo da Grand Royal.

Musica: Time for livin’

A banda tocou os instrumentos neste álbum, com Mike D na bateria, Yauch no baixo, Horovitz na guitarra e Mark Ramos Nishita (“Keyboard Money Mark”) nos teclados. Mario Caldato Jr., o brasileiro envolvido nos melhores albuns da Banda, produziu e se tornaria um colaborador de longa data.

Check Your Head foi lançada em 1992 e ganhou a platina dupla nos EUA, atingindo um pico como número 10 na Billboard 200. O primeiro single, “So What’cha Want,” ficou em 43o. na Billboard 100 e conseguiu ir bem em ambas as paradas urban e modern rock, enquanto “Pass the Mic” se tornou um sucesso em clubes de dança.

O álbum, também apresentou uma direção mais experimental—com músicas inspiradas em funk e jazz—incluindo “Lighten Up” and “Something’s Got To Give.” Hardcore punk fez até sua reaparição com “Time For Livin’.”

Os Beastie Boys apontou uma lista eclética de artistas para selo Grand Royal, incluindo Luscious Jackson e Sean Lennon, o artista australiano de futuro Ben Lee e o dueto japonês Cibo Matto. The Beastie Boys foi dono do Grand Royal Records até 2001 quando foi vendida por razões financeiras. O primeiro lançamento independente da Grand Royal foi o álbum de Luscious Jackson In Search Of Manny em 1993.

The Beastie Boys também publicou a revista Grand Royal Magazine, com a primeira adição em 1993 exibindo uma história de capa de Bruce Lee, com trabalho de arte de George Clinton, e entrevistas com Kareem Abdul-Jabbar e A Tribe Called Quest MC Q-Tip. A edição de 1995 da revista continha a primeira referência escrita da expressão, “mullet”, para descrever o estilo de penteado.

ill Communication – 1995
O melhor CD, sem sombra de duvidas

Ill Communication, lançado em 1994, viu o retorno dos Beastie Boys ao topo das paradas quando o álbum chegou ao 2o. lugar na parada de álbuns de R&B/ hip hop. O single “Sabotage,” se tornou um sucesso nas paradas de modern rock e a música e vídeo—dirigidas por Spike Jonze—foi tocada extensivamente na MTV.

Musica: Root down

Os Beastie Boys se apresentaram no Lollapalooza—um festival música viajante americano—em 1994, junto com o Smashing Pumpkins. Alem disso, a banda deu três shows em Los Angeles, Nova Iorque, e Washington D.C.—para arrecadar dinheiro para o Fundo Milarepa e dedicou os royalties de “Shambala” e “Bodhisattva Vow”—do álbum Ill Communication à causa.

O Fundo Milarepa objetiva aumentar a consciência sobre o Tibet e as questões de direitos humanos e o exílio de Tenzin Gyatso, o 14o. Dalai Lama. In 1996, Yauch organizou o Conserto Liberdade Tibetana que atraiu 100.000 pessoas—foi um festival de dois dias no Golden Gate Park em San Francisco, Califórnia.

Em 1995, a popularidade do Beastie Boys foi confirmada quando ingressos para uma turnê de arena foram colocados à venda nos EUA e se esgotou dentro de poucos minutos. Um dólar de cada ingresso vendido foi para a caridade local. Os Beastie Boys fizeram turnê pela América do Sul e Asia Oriental pela primeira vez.

Aglio e olio – 1995 – EP de 12 min
(só ouvi uma vez essa porra hahaha. A capa é legal)

aglio-e-olio


A banda também lançou em 1995 Aglio e Olio, uma coleção de oito músicas que duram apenas doze minutos, voltando às suas raízes do punk.

The In Sound From Way Out!

Money Mark!

The In Sound From Way Out! uma coleção de instrumentais de jazz/funk, foi lançada no Grand Royal em 1996, com o título e o trabalho de arte sendo o mesmo que os do marcante álbum dos pioneiros da música eletrônica, Perrey and Kingsley.

theinsoundfromwayout

Manja as propagandas de carro, musicas instrumentais da ESPN Brasil, musicas do Superação, etc? Algumas são desse album. É um tipo de “curinga” na mão de publicitario e editor de som.

Som pra meditar ou dormir, muito bom.

Acabou? Infelizmente não hehe. A má fase da banda começou a partir de “Hello nasty” (2001)

Hello Nasty: 1998–2001
Body Movin é um pé no saco, pqp…

The Beastie Boys voltaram para a cidade de Nova Iorque em 1997 para produzir e gravar o álbum Hello Nasty. O álbum mostrava uma mudança substancial no sentimento musical, com a saída de DJ Hurricane. Ele foi substituido por Mix Master Mike, que adicionou ao som do Beasties seu estilo de DJ cinético.

Lançado em 14 de julho de 1998, Hello Nasty vendeu quase 700.000 cópias nas primeiras semanas de vendas nos EUA e foi direto para o 1o. lugar nos EUA, na Reino Unido, Alemanha, Austrália, Holanda, Nova Zelândia e Suécia. O álbum atingiu o 2o. lugar nas paradas no Canadá e no Japão e foi esteve no Top Ten na Austria, Suíça, Irlanda, Bélgica, Finlândia, França e Israel.

Os Beastie Boys ganharam dois Prêmios Grammy em 1999—recebendo o Prêmio Grammy de Melhor Album de Música Alternativa com Hello Nasty, e também o Prêmio Grammy de Melhor Performance de Rap de um Duo ou Grupo com “Intergalactic”. Esta foi a primeira, em 2005, e única vez que a banda ganhou prêmios tanto nas categorias rap e alternativa.

Os Beastie Boys começaram uma turnê de arena em 1998. Através de Ian C. Rogers, a banda colocou downloads ao vivo de suas performances disponíveis para seus fãs, mas ficaram temporariamente frustrados quando a Capitol Records os removeu de seu website.

Os Beastie Boys foram uma das primeiras bandas que colocou downloads de mp3 disponíveis no seu website—eles tiveram um alto nível de resposta pública incluindo uma artigo publicado no The Wall Street Journal sobre os esforços da banda.

Three MC´s and one DJ

O Concerto Tibetan Freedom de 1999 em East Troy, Wisconsin, Sidnei, Tóquio, and Amsterdã. Em 28 de setembro de 1999, os Beastie Boys se juntaram a Elvis Costello para tocar “Radio, Radio” no aniversário de 25 anos de Saturday Night Live.

Os Beastie Boys lançaram The Sounds of Science, uma Antologia de seu trabalho em dois CDs em 1999. Este álbum ficou em 19o. na Billboard 200, 18o. no Canadá, 6o. na parada de vendas da Internet e 14o. nas paradas R&B/Hip Hop. Somente uma música nova, o single “Alive,” ficou em 11o. na parada de Rock Moderno da Billboard.

Em 2000, os Beastie Boys planejavam o destacar a turnê “Rhyme and Reason” com Rage Against the Machine, mas a turnê foi cancelada quando o baterista Mike D sofreu um ferimento sério devido a um acidente de bicicleta. O diagnóstico oficial foi um deslocamento de quinto grau na articulação acromioclavicular—ele precisava de cirurgia e reabilitação extensiva.

Quando ele se recuperou, o Rage Against the Machine tinha acabado oficialmente – Bush eleito! Hahaha, que tristeza.

“solo” de Mix Master Mike no começo do Show dos Beastie Boys

Agora acabou. Continue ouvindo o album de 2004 por sua conta e risco :X

Este Post deu trabalho, levei uns 3 dias buscando o material e escrevendo observações. Portanto se copiar para o seu blog de musica, forum ou site, cite o meu nome e link aqui do blog, como nós costumamos fazer com os outros sites.

[]s, Claudio (aglioeolio)






Noticia publicada em 30 de março de 2007, na(s) categoria(s) Musica, Tecnologia e Games por Claudio (aglioeolio), que tem 303 posts neste blog.

Texto sobre a licença Creative Commons 2.5 (Copyleft). Você pode: copiar parcial ou integralmente, citar ou modificar este texto, nas seguintes condições:
- Uso não-comercial,
- Citar o autor e post com link clicável,
- Usar a mesma licença deste texto em seu site.










3 Comentários

  1. Gabiru disse:

    Beatie Boys é foda mesmo, tenho vários albuns completos deles aqui :D

    “Intergalactic” é toque do meu cel… hehe

    Three MC´s and one DJ – pqp muito comedia o clipe euahueaueua

    belo post aglio :abemus:

  2. thiaguimrp disse:

    “Sabotage” (a música, não o rapper) bombou no Disk MTV de 94, pegava o primeirão direto.

    “Body Movin” fez muito sucesso também :D

  3. FGR disse:

    pow, sem comentarios, beastie boys fodaaaaaa demais
    se tem uma coisa q me arrependo hj eh nao ter ido no show do beastie boys =/
    faze oq

Deixe seu comentário










Games - Submarino.com.br




TopoConteúdoHomeForumDownloadsLinks