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Dicionario de Edição de Winning Eleven PC v1.2

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Palavras comuns para editores de WE/PES

  1. 3D analyzer – Programa usado para Placas 3D “Geforce MX” que “engana” o programa do jogo e melhora um pouco a performance destas placas de video no Winning Eleven ou Pro Evolution de PC, que pedem uma placa 3D mais nova. Download e tutorial no “Forum de Desempenho/Tweak 3D”.
  2. Arquivos “AFS” (IMG) – São os arquivos que contem os graficos/sons do Jogo, que ficam dentro da Pasta “DAT” com extensão “.afs” (Old GenPES6 ou mais antigo, no XBOX e PC) e pasta “IMG” com extensão “.img” (PES2008 ou mais novo, Next-Gen). A Maioria do trabalho de edição é feito neles e nao no option file*.
  3. Arquivos Savegame – São as campanhas da Master Liga, Replays e outros dados salvos depois de jogado pelo menos uma vez por você. No PES5 ficam na mesma pasta do Option File*. No Forum de Replays tem a explicação sobre como enviar Replays nesse formato (200 kbytes em média).

  4. Arquivo “Option File” – É a chamada “database”, esqueleto de todo patch de WE/PES. Cada database tem os IDs de jogadores proprios, usados no Kitserver e seus módulos (bootserver,kitserver,faceserver,etc).
  5. Arquivo “Adx” – É o formato de musica/chant* do PES/WE. No DKZ Studio* pode ser ouvido clicando 2x emcima dele.
  6. Arquivos Bin, Str, Txs – São os formatos de arquivos gráficos no PES/WE, inseridos dentro do AFS*.
  7. Arquivos IMG – São os substitutos dos arquivos AFS no Next-Gen da Konami. São abertos normalmente pelo AFS Explorer/DKZ Studio.
  8. Adboards – São as placas de publicidade na beira do campo.
  9. Boot Template – É uma imagem em 171×256 pixels ou 256×256 pixels de chuteira. Não pode ser inserida no Jogo se estiver com paleta diferente do resto das outras chuteiras do bootpack*.
  10. Bootpack – É um conjunto de 12 chuteiras prontas pra serem inseridas no jogo. Só funcionam com uma paleta comum. No Forum de Edição=>Subforum: Fotos/Informações tem um Tópico com 600 templates de paleta comum, prontos para inserir pelo Game Graphic Studio*.
  11. Bootserver – Só p/ PES6-PC. Serve como um faceserver, cada jogador pode ter uma chuteira própria relacionada ao seu ID.
  12. Chant – São os canticos, gritos de torcida durante a partida.
  13. DKZ Studio – É o programa mais importante para inserir e extrair arquivos Bin, Str e Txs de dentro do AFS*.
  14. Facemaker – Editor de rostos de jogadores e juizes.
  15. Firefox – É o padrão de Browser (navegador) de internet dos editores do Forum, pois o “Internet Explorer” simplesmente não abre arquivos PNG com transparência alpha, usados principalmente pelos kitmakers.
  16. Game Graphic Studio* – É o programa que mostra os arquivos graficos dentro do AFS* diretamente como imagens, permitindo edição rapida.
  17. Gambiarra maker – Editores que não tem um topico “flooder” no Forum de Edição mas entendem “alguma coisa” de edição. Exemplo: Motta, Edubiga, Zago, Lucas Ritzel, Tony, Aglioeolio, Peu Cabral, cha, Sudão, …
  18. Garotinho – Narrador do Pesbrasil 1.0
  19. Gilsão – Reporter de campo do Pesbrasil 1.0 “by Garotinho”.
  20. ID de Jogador – É a principal informação para usar o faceserver, bootserver e hairserver. Pode ser conhecido no Edit Mode do jogo.
  21. Imageshack – http://imageshack.us – Servidor de imagens.
  22. Kitmaker – Editor de Uniformes de times/juizes.
  23. Kitserver – Programa que roda emcima do executavel do PES5/WE9/PES6/PES 2008/PES 2009 PC e permite trocar uniformes, bolas e faces simplesmente colocando os arquivos bin* na pasta “konami\pro evolution soccer X\kitserver\GDB”.
  24. “Mapa do Jogo” – É onde ficam as faces, bolas, estadios,etc. nos arquivos AFS*. Para cada versão do Jogo existe um mapa especifico.
  25. LOD Mixer – Programa para PC e XBOX que permite melhorar o nivel de detalhes do jogo (texturas), habilitar neve, chuva e clima da época na Master Liga, além de mostrar a torcida enchendo o estadio. A ultima versão do Kitserver (5.2) já traz ele incorporado. Tutorial/Download no Forum.
  26. Paleta – É um mapa de cores usado pelas imagens a serem inseridas,256 cores 8bit indexadas no geral, feito pra fazer a imagem compativel com o jogo da Konami. Usuarios de Photoshop ou Gimp tem facilidade para usar esse recurso.
  27. PES – Pro Evolution Soccer, é a primeira versão para PC todo ano, depois da versão de PS2 do Winning Eleven no Japão. O Winning Eleven lançado nos Estados Unidos para PC é só uma versão reciclada do PES Europeu. A versão Japonesa (J-League) normalmente tem a Liga Japonesa totalmente licensiada com jogabilidade melhorada.
  28. Regenerar, ou “Rebuild” – Todo arquivo Bin* dentro do AFS ou IMG* tem um tamanho maximo em Kbytes reservado pra ele. Se o DKZ Studio*, AFS Explorer ou Game Graphic Studio* detectar que o arquivo editado ficou maior que esse tamanho ele vai pedir p/ “Regenerar” o AFS inteiro e aumentar esse espaço. Será entao criado um novo AFS*.
  29. Texturas – são as imagens editadas e prontas para serem inseridas no Jogo. Cada bin tem um requisito de tamanho em pixels/tabela de cores especifico.
  30. “Vampiro” de Edição – É quem vende nossos patches no Mercado Livre sem autorização, ou aprende a importar/exportar arquivos do Jogo, editados (faces, estadios, Database, tradução,adboards, faixas, etc.) por outras pessoas e lança um Patch para vender/download como sendo dele, sem “Créditos” pra quem realmente editou o Jogo. Exemplo: Druscsz (banido) e WE-Brazucas.
  31. We Picture Decoder – É o programa mais usado para inserir texturas nos bins, depois do Game Graphic Studio*.
  32. We Graphic Studio – É a versão antiga p/ WE7/PES3/WE8/PES4 do programa Game Grap.Studio*

Criadores dos Programas Freeware de WE/PES

  • abScroll / Dekazeta.net – Programador do DKZ Studio.
  • Ariel Santareli / Socceraccess.net – Programador do POC (Faces)
  • Gwidon – Programador do Ball Revolution/Stadium Builder.
  • Juce – Programador do Kitserver/LOD Mixer
  • Robbie – Co-Programador do Kitserver/LOD Mixer
  • Obocaman – Programador do Game Graphic Studio
  • Tato / Do The Evolution! – We Picture Decoder

Log das versões deste dicionario:
Versão 1.2, 22/01/09 Pequenas correções – adicionado formato “IMG” (PES2008/ PES2009)
Versão 1.1, 03/02/07 Pequenas correções
Versão 1.0, 16/07/06 por: Claudio

acessos desde 25/08/06

 

 

 

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