-
O Internet explorer é um lixo!Não sou o primeiro e com certeza não serei o último a falar isso. Nem é a primeira vez que o digo.
Mas, dessa vez, falo com mais ênfase, com um conhecimento de causa bem maior: O – com o perdão da má palavra – Internet Explorer é realmente um lixo. E não estou aumentando, nem tomando uma posição radical de usuário e apoiador do software livre. Falo isso agora porque fui forçado a usar esse, er, browser por algumas semanas e, sinceramente, a experiência foi a pior possível.
Como alguns de vocês devem ter percebido fiquei fora do ar por um tempo. Tive problemas com a minha máquina e a única conexão com a internet que eu tinha disponível era em um cyber cafe. E nesse cyber cafe, assim como vários que eu visitei, o único programa habilitado a navegar, mesmo que de forma precária, pela web era o browser do ‘e’ azul, popularmente chamado de “A Internet” há algum tempo atrás pelos usuários leigos (alguns provavelmente ainda confundem isso até hoje).
Desde que conheci o Firebird, então um programa beta recém saído dos fornos da mozilla.org, o fiz meu browser padrão tanto no windows (substituindo o supracitado “browser” do ‘e’ azul) quanto no linux (tomando o lugar do meu então amado galeon).
Um tanto estranho pois o mozilla, mesmo sendo um excelente browser e muito melhor que aquilo que o pessoal daquela empresa de Redmond chama de browser, nunca tinha se tornado meu browser padrão no windows. Mas o Firefox me conquistou de cara. Paixão a primeira vista.
…
Bom, voltando ao assunto inicial, passei algum tempo navegando pela web em um cyber cafe, utilizando o pseudo-browser da MS. É simplesmente insuportável. Não pelas falhas de segurança que, num cyber cafe, não me importam nem um pouco, mas pela falta de recursos e pela interface extremamente pobre.
Navegar usando abas é absolutamente necessário pra mim. Desde que passei a ter acesso a internet com banda larga criei o hábito de abrir 90% ou mais dos links em abas. Abro várias abas e vou lendo uma a uma. Depois que passei a usar o Bloglines então esse hábito se tornou mais forte ainda. Portanto, não vivo sem as benditas abas.
Outro hábito que tenho é de sempre olhar o código de qualquer página que acesso. O firefox tem um bom visualizador de código. Quanto ao IE nem preciso dizer, né?
Erros de JavaScript também se tornam muito mais confusos e difícies de resolver no IE. O JavaScript console do firefox é uma mão na roda.
E o que dizer das extensões? Bom, algumas simplesmente se tornaram tão essenciais para mim que não consigo viver sem. Só pra citar algumas: web developer toolbar, LiveLines, Adblock e FoxyTunes estão entre as mais úteis e populares.
…
Fora isso ainda tem o recurso de se atribuir uma keyword a um bookmark, o que facilita muito a vida.
Isso sem falar na falta de suporte aos padrões no IE. Simplesmente lamentável.
Minha conclusão é que o firefox causa dependência. Mas essa dependência é extremamente saudável e você não precisa – e não deve – usar com moderação.
Se você ainda usa o programinha que a ms chama de browser, você simplesmente está perdendo boa parte do que de bom a web tem a lhe oferecer hoje em dia. A web evoluiu, os browsers evoluiram – e muito. Só o IE que ficou de fora dessa evolução.
…
É, acho que não consegui me ater ao ponto central do texto mas, espero que ajude pelo menos algumas pessoas a se decidirem a trocar de browser, ao menos testar o firefox. Juro pra vocês, depois de utilizá-lo por algum tempo você fica dependente, não consegue mais voltar para o anterior. Afinal, gostamos de progredir e, uma vez tendo progredido, não queremos regredir e é esse o ponto.
O Texto acima é de Bruno Torres, publicado originalmente em seu site.
Bem, eu como webmaster da Pesbrasil aprendi muito nesses 2 anos sobre compatibilidade de códigos e padrões da internet, mexendo com layouts do Simple Machines (script de forum), Joomla (portal) e agora WordPress.. sem usar o Firefox 1.x e agora o 2.0, acho que não aprenderia estilos de camadas tão facil. CSS são a base do WordPress e da Web 2.0, e está tornando acessivel aos poucos a qualquer um ter conteudo listado corretamente no google (mais texto e menos código). Pois adivinhe só: o Internet explorer meio que ignora o tal “Web Standard” (padrão de design da internet) – “É brincadeira?”, como diria o Neto.
Assim todo webmaster “consciente” da falta de informação de 90% dos usuarios precisa fazer uma “versão do diretor” (pra quem usa FF) de um site e a versão “Blockbuster”, para os teimosos que usam o Internet Explorer. Não lembro onde li a pouco tempo que cerca de 70% dos blogueiros usam Firefox… e na internet toda está em torno de 80% pro IE e o resto dividido entre Firefox, Safari, etc.
Se tivesse algum sentido em usar o Internet Explorer, mesmo o IE 7.0 com abas copiadas do Firefox na cara-dura, eu usaria sem problemas… Mas a segurança, quantidade de plugins disponiveis e o jeito que os sites são apresentados é muito mais agradável no Firefox. E isso seria, como disse o texto citado ai emcima, um grande passo pra trás.
Vamos a um teste na prática, aqui no Forum da Pesbrasil: você ainda usa Internet Explorer 6.0 ou mais antigo? Me diga como vê essa imagem ai de baixo em formato PNG
Pois qualquer navegador da internet mais moderno (IE 7.0, Opera e Firefox) vê deste jeito ai embaixo.
Imagem exibida no Internet Explorer 6.0 ou mais antigo:
Esta imagem é de 32bits e aparece com bugs no IE. Agora imagine os uniformes, chuteiras, ou qualquer imagem em PNG 8bits 256-cores com transparencia alpha (formato padrão de edição no Winning Eleven) em nosso Forum… ela simplesmente vai estar com cores distorcidas ou não vai aparecer de jeito nenhum, por causa da “comodidade” de se usar o navegador de internet “padrão” do Windows.
Download Firefox 2.0Leia também:
24 comentários sobre “Aposente o seu internet explorer 6.0”