PES 2014: Primeiras informações. UOL Jogos cita semelhanças com FIFA

 

 

Na ultima semana os perfis oficiais da Konami no twitter sobre o jogo – Jon Murphy e Adam Bathi – fizeram contagem regressiva para o lançamento da edição #252 da revista EDGE anunciado para o ultimo dia 14 de março, dando as primeiras informações do PES 2014.

 

Antes do “nascimento” da criança, no dia 11 de março dois sites europeus anteciparam as informações exclusivas do PES 2014 da revista de uma forma duvidosa quanto à fonte, pelo fato de assinantes da Edge terem acesso à versão digital antes do dia 14. Leia as matérias abaixo (uma delas traduzida).

 

Dark Side of Gaming – PES 2014: Primeiras informações reveladas Traduzido por Pes Magazine

Videogamer – Fox Engine será usada na geração atual e na Next-Gen

pes 2014 baricentro PES 2014: Primeiras informações. UOL Jogos cita semelhanças com FIFA

 

“Baricentro” do corpo implantado para colisões mais precisas. Como o FIFA?

via UOL Jogos

 

A primeira informação relevante da matéria – de 7 páginas na revista – é de que as colisões de jogadores serão mais realistas, baseadas no baricentro do movimento.

 

Se muita gente chamava os jogadores do Pro Evolution de “robôs” por terem a cintura dura, é porque o centro de gravidade do jogador ficava exatamente no centro do “boneco”. Talvez seja esse o maior problema dos goleiros no PES na engine grafica atual. Afinal, se no caso do jogadores o baricentro errado está deslocado pra cima com a bola nos pés, no caso dos goleiros é uma “montanha russa” na hora de defesas e principalmente na saída com os pés, no mano-a-mano.

 

Quanto à comparação com o FIFA, é bem cabida. É dificil falar mal das animações de jogadores do FIFA, mesmo que eu não goste do peso da bola e outros detalhes do jogo que me atraem mais no PES. FIFA neste momento é referência não só pra Konami, mas pra outras empresas de games que gostariam de ter o SCOUT de uma Premier League, criando um “viral” quase tão bom quanto o ♫ oi-oi-oi-oi ♫ na época da novela da Globo. Tem uma infiltração enorme no principal mercado de games europeus.

 

Resumo das novidades do PES 2014 apresentados na EDGE

  • Novos graficos foto-realistas com a “PES Engine”, baseada na Fox Engine de Kojima. Será usada tanto nas próximas versões do PS3/Xbox 360 quanto no PS4/Xbox 720/PC.
  • Física da bola e dos jogadores totalmente refeita, com colisões mais realistas.
  • O confronto entre “extremos” – jogadores lentos e pesados (Zagueiros e volantes, p.exemplo) e habilidosos/rapidos (ponta-de-lança ou alas) será mais equilibrada e interessante.
  • Entusiasmo da torcida na arquibancada terá influência no desempenho positivo ou negativo dos jogadores em campo (na ML e BAL offline, imagino).
  • (2) Jogadores mais experientes (exemplo: Gerard e Vieira) sentirão menos a influencia da torcida.
  • A escolha do capitão do time vai influenciar no desempenho dos jogadores.
  • Seu smartphone poderá ser usado para editar jogadores e formação do time (Provavelmente no PS4, com o gaikai)
  • Aumento significativo de jogadores com caracteristicas “unicas” – jargão “Player ID”, no PES-2013.
  • Táticas poderão ser definidas para regiões retangulares no ataque, criando mais opções – por exemplo: aumentar apoio/alcance de jogadores quando a bola está na meia direita para explorar um lateral esquerdo que defende mal.

 

Enfim, apesar de ainda ser cedo pra criar hype exagerado, as mudanças esperadas já aparecem pra tirar a “zica” que a franquia carrega desde o infame Pro Evolution Soccer 2008.

 

 

 

Deixe uma resposta